Tudo que Você Precisa Saber Sobre Pratarias Antigas

A prata vem sendo utilizada durante anos na confecção de utensílios e ornamentos. Também é utilizada no comércio como base de alguns sistemas monetários. 

Para algumas pessoas não existe nada mais agradável do que uma casa bem decorada com utensílios antigos de prata. Receber a família no final de semana ou no feriado e servir o café ou o almoço em objetos de pratarias antigas é prazeroso para muita gente. Não é à toa que colecionadores mais arrojados hoje mantêm o seu acervo, e esses objetos são considerados relíquias. Além desses objetos ter um valor afetivo.

Então, se você quer saber mais sobre pratarias antigas, leia este artigo até o final que vamos falar sobre os principais utensílios de prata do mercado.

Bandejas:

As bandejas antigas de prata foram muito usadas para servir a realeza, eram percebidas como objeto nobre. Atualmente as bandejas e salvas são usadas para organizar diversos eventos e para deixar a decoração digamos mais chique.

Baixelas:

As baixelas podem ser aparelhos de chá ou aparelhos de jantar. Esses objetos são usados para servir, organizar ou até mesmo decorar.

Aparelhos de chá: são compostos de bandeja, bule de chá, bule de café, leiteira, manteigueira e açucareiro.

Aparelhos de jantar: são compostos de 3 a 4 bandejas para servir, sopeira, legumeira, molheira e bandeja para peixe.

Faqueiros:

São outras peças elegantes que podem ser usadas para servir ou mesmo decorar os ambientes. Basicamente são três tipos, os faqueiros de prata 90, prata de lei e aço inox.

Objetos artísticos de prata:

Esses objetos podem compor de forma artística o seu ambiente. São eles, estatuetas, paliteiros, centros de mesa, fruteiras de prata e objetos de decoração.

Prata 90:

A designação prata 90, refere-se aos objetos que são feitos de metal com banho de prata. Após o processo de fabricação esses objetos recebem um banho com alguns milésimos de prata.

Daí surge a necessidade de uma limpeza constante nos objetos, recomenda-se ao menos duas vezes ao mês. No Rio de Janeiro ainda há o risco maior de oxidação por estar mais próximo a praias. Por isso, algumas pessoas com o dia a dia cada vez mais corrido e não sobrando tempo para dedicar a limpeza dos itens de prata 90, preferem se desfazer desse tipo de peça.

Principais marcas de pratas 90: Wolff, Fracalanza, Meridional, Eberle, Radio.

Prata de lei:

A prata de lei recebeu esse nome graças a uma lei portuguesa, do século XV, que estabelecia que a prata deveria ter pelo menos 80% de pureza, a fim de prevenir excesso da mistura de outros metais menos nobres na liga, diminuindo o valor.

Hoje em dia, a prata de lei no Brasil pode ter o teor 800 a 950, dependendo do uso e da região. São as ligas de prata com maior beleza. Hoje as pessoas tem procurado se desfazer dos itens por conta da constante necessidade de limpeza adequada para as peças em prata..

Conclusão

No passado os utensílios de prataria antiga eram usados para servir a realeza, pois eram vistos como objetos nobres. 

Os principais objetos de prata como bandejas, baixelas, aparelhos de chá, aparelhos de jantar, faqueiros e objetos em geral, eram usados nos lares para servir ou até mesmo decorar. Hoje os hábitos mudaram, jantares e eventos em casas são mais raros, as pessoas optam muitas vezes por restaurantes. E hoje em função da dificuldade de uma limpeza permanente desses objetos, as pessoas tem procurado se desfazer deles.

Se você precisa vender objetos de prataria antiga ou também comprar. A Antigamania Antiguidades compra e vende objetos de prata. Clique no botão abaixo para pedir uma avaliação ou visite nossa loja.

Para agendar uma avaliação das suas antiguidades, entre em contato pelo whatsapp ou telefone.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

error: Content is protected !!