Introdução
Um objeto antigo ou uma antiguidade pode ter diversas origens. Podem ser objetos que passam de geração em geração, que eram da bisavó da sua bisavó, repletos de valor emocional e que remetem a lembranças de momentos incríveis. Verdadeiras relíquias de família. Outros são objetos históricos, que contam literalmente a história de um país, um estado, um acontecimento, um exemplo podem ser as medalhas militares.
Bem, podemos dividir o que é uma antiguidades em três grandes grupos: o que é ligado a arte, a utilização e ao colecionismo.
No grupo de arte existe uma variedade enorme de itens, por exemplo, quadros, estatuetas, bibelôs, vidrarias, pratarias, esculturas em bronze e mármore, etc.
No grupo da utilização estão itens que faziam parte dos utensílios de uma casa, como baixelas, taças de cristal, tapetes, aparelhos de chá e jantar. Uma curiosidade sobre os tapetes é que as pessoas vêm se desfazendo deles por conta da dificuldade e custo de mantê-los livres de fungos e bactérias, que poderão causar problemas respiratórios.
Também por conta da mudança de hábito as pessoas se desfazem de alguns dos outros objetos citados. Por exemplo, em caso de festas você pode buscar por lugares como salões de festas, buffets ou casas de festas, apenas pelo espaço. Ou buscar empresas que além de alugar o espaço, alugam todos esses itens antigos. Portanto, está muito em voga a contratação desse tipo de empresa que tem ampla variedade de escolha e não mais ter os objetos antigos em casa.
Quando falamos do colecionismo também há uma variedade enorme como brinquedos, carros de lata, trens elétricos, soldadinhos de chumbo, álbuns de figurinhas, documentos históricos, selos, moedas, notas, medalhas, comendas, fotografias, postais, militaria e etc. É uma área bastante extensa e diversa com muitas particularidades.
Qual é a idade de uma Antiguidade?
São consideradas verdadeiras antiguidades o que data do ano 1950 para trás. São peças encontradas, normalmente, em antiquários. Muitas são heranças de família, como pratos de porcelana, vasos, taças de cristal, móveis antigos, etc.
Antiguidades decorativas costumam ser objetos feitos artesanalmente e de altíssima qualidade. Certos itens só foram fabricados uma única fez, o que torna a peça ainda mais bela. Pense um pouco em itens antigos que você já deve ter visto e nem se dado conta: pratos com pinturas feitas à mão, espelhos com molduras trabalhadas, louças de porcelana, objetos de prata, etc. Resumindo, objetos incríveis que se destacam em qualquer ambiente.
Também há antiguidades que não tem função decorativa, e sim de ilustrar eventos históricos, como documentos e objetos que pertenceram a pessoas que fizeram parte da história de um lugar. Itens assim são muito comuns em museus.
Antigo é a Mesma Coisa que Vintage?
Não. O termo vintage é usado por algumas pessoas para se referir a objetos que possuem no mínimo 20 anos e vão até o ano de 1950, e que ainda se encontram num bom estado de conservação e costumam ser de qualidade. Do ano 1950 para trás já é considerado antiguidade.
Geralmente, a palavra vintage é usada para roupas e bolsas. Podendo também ser usada para peças de decoração, mobiliário e produtos em geral.
Uma curiosidade é que um item pode ser considerado “antigo” e “vintage” ao mesmo tempo. Por exemplo: telefones de disco, videocassetes, máquinas de escrever, fitas K7, walkman e fitas VHS, são itens que se adequam ao termo vintage, pois retratam uma época passada.
Conclusão
A maioria das antiguidades são ótimos itens para decorar um ambiente. Uma antiguidade de verdade geralmente tem data de meados do século XX para trás. Vimos também que antigo e vintage tem diferença.
Além disso, aprendemos que as antiguidades podem estar dentro de três grandes grupos, o que é ligado a arte, a utilização e ao colecionismo.
Se você precisa vender algum dos objetos listados aqui ou está interessado em comprá-los, a Antigamania Antiguidades compra e vende esse tipo de antiguidades. Clique no botão abaixo para pedir uma avaliação ou visite nossa loja.