Com a igreja católica em crise após o período conhecido como Renascimento, em que havia perdido muitos fiéis para a Igreja Protestante, era necessária uma forma de atrair as pessoas às cerimônias religiosas. Então construíram e decoraram igrejas com grande apelo artístico. Assim surgiu a arte barroca em Roma, Itália, no final do século XVI. Em toda a Europa, o maior representante desse estilo nas artes visuais foi o pintor italiano Caravaggio. Já na literatura, os poetas espanhóis Francisco de Quevedo e Luis de Góngora são os principais representantes.
Esse novo estilo criado pela Igreja Católica tinha o objetivo de criar mensagens simples que qualquer pessoa seria capaz de entender e se tornar devota. Daí seu forte apelo dramático e o uso de materiais como o ouro.
Logo se tornou comum a pintura de painéis com santos e anjos nos tetos das igrejas. Para diversos pesquisadores, muito mais que um estilo artístico, o Barroco representa todo um período histórico e um movimento sociocultural. Um movimento tão forte, que se popularizou pelo mundo e chegou a diversos estados brasileiros. Neste artigo, vamos focar na história do barroco como estilo artístico e sua influência no Brasil.
A Chegada da Arte Barroca no Brasil
Aqui no Brasil, a arte barroca tomou conta de muitas igrejas, com seus talhos dourados, decoração exuberante e esculturas religiosas muito trabalhadas. Os exemplos são muitos: Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro; Igreja de Santo Antônio em Tiradentes, Minas Gerais e Convento de São Francisco em Salvador, Bahia.
Quando nosso país entrou no auge da febre do ouro, foi aí que a arte barroca viveu seu ápice. A cidade de Ouro Preto em Minas Gerais é a mais famosa por suas belas igrejas católicas repletas de ouro. As construções são tantas, que é difícil eleger uma como a mais bonita.
Um dos exemplos mais significativos é a Igreja Santo Antônio em Ouro Preto. A parte artística foi construída pelo grande escultor Aleijadinho, que como seu nome sugere, conseguia fazer verdadeiras obras primas com suas mãos aleijadas.
Além de influenciar a arquitetura e criação de esculturas, o barroco ficou tão forte, que nas principais igrejas de Minas Gerais surgiram compositores que faziam músicas barrocas e clássicas.
Principais Artistas do Barroco no Brasil
A arte barroca brasileira é caracterizada por temas leves, preferência por linhas curvas e assimetria das formas, além da presença de cores claras e suaves. Os principais artistas no Brasil foram:
Mestre Valentim
Valentim da Fonseca e Silva, mais conhecido como Mestre Valentim (Serro, Minas Gerais, 13 de fevereiro de 1745 — Rio de Janeiro, 1 de março de 1813), foi um dos principais artistas do Brasil colonial, tendo atuado como escultor, entalhador e urbanista no Rio de Janeiro.

Mestre Ataíde
Exerceu uma grande influência sobre a pintura da região mineira através de numerosos alunos e seguidores, os quais, até a metade do século XIX, continuaram seu estilo e seu método de composição, particularmente em trabalhos de perspectiva nos tetos de igrejas.

Francisco Xavier de Brito
Foi um entalhador e escultor português, responsável por diversas talhas de Igrejas do período Barroco Mineiro. Como mestre-escultor realizou a talha dos seis altares laterais da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência no Rio de Janeiro, entre 1735 e 1738.

Aleijadinho
Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, (Ouro Preto, 29 de agosto de 1730 ou, mais provavelmente, 1738 — Ouro Preto, 18 de novembro de 1814) foi um importante escultor e entalhador do Brasil colonial.
Sabe-se pouco sobre sua biografia, que até hoje permanece em controvérsia, tornando muito difícil o trabalho de pesquisa sobre ele. E ao mesmo tempo transformando-o em uma espécie de herói nacional.

Principais Autores do Barroco no Brasil
Bento Teixeira
Bento Teixeira (1561-1618) foi um poeta luso-brasileiro, autor do poema épico “Prosopopeia”, considerado o marco inicial do Barroco brasileiro.
Bento Teixeira Pinto nasceu em Porto, Portugal, e mudou-se para o Brasil em 1567.
Gregório de Matos
Gregório de Matos Guerra, apelidado de Boca do Inferno ou Boca de Brasa, foi um advogado e poeta do Brasil Colônia. É considerado um dos maiores poetas do barroco em Portugal e no Brasil, e o mais importante poeta satírico da literatura em língua portuguesa no período colonial.
Padre Antônio Vieira
Padre Antônio Vieira nasceu em Lisboa, no dia 6 de fevereiro de 1608. Foi um religioso, escritor e orador português, a principal expressão do Barroco Literário da língua portuguesa. Ele escreveu aproximadamente 200 sermões, onde revela conhecimento social, político e religioso.
Conclusão
O Barroco surgiu na arquitetura e aos poucos influenciou diversas formas de arte, como esculturas, pinturas, literatura, música, e até mesmo, filosofia. Foi um movimento de alcance mundial e tão forte que ainda hoje, ao visitar cidades como Ouro Preto, facilmente é possível reconhecer alguns dos seus traços que sobreviveram ao tempo.
E sem dúvidas, as pinturas e esculturas dos artistas barrocos exerceram influência nos estilos que se originaram depois.
O estilo barroco pode ser usado no seu ambiente, através de pinturas e esculturas da época.
Se você precisa vender algum objeto barroco ou está interessado em comprá-los, a Antigamania Antiguidades compra e vende esse tipo de antiguidades. Clique no botão abaixo para pedir uma avaliação ou visite nossa loja.