Abraham Palatnik

Abraham Palatnik

O principal representante da Arte Cinética no Brasil, o artista Abraham Palatnik, criou muitas obras de grande potencial visual e poético. Com isso, ficou conhecido no Brasil e no exterior. Para você aprender sobre esse artista, preparamos essa mini biografia do Abraham Palatnik.

Abraham Palatnik nasceu em 1928, em Natal, Rio Grande do Norte. Logo em 1932 sua família se mudou para Israel. Lá ele passou por toda a educação primária e secundária. 

Depois estudou mecânica e física, com foco na construção de motores de explosão. E como estava acostumado a desenhar desde menino, frequentou simultaneamente, por um período de quatro anos, um ateliê livre de arte. Onde aprendeu a desenhar com modelo vivo, pintura e estética.

Suas Primeiras Obras

Primeiramente, suas pinturas eram de paisagens, naturezas-mortas e retratos dos seus colegas, professores e familiares. Seus primeiros desenhos foram feitos a carvão e impressionam pelo traço consistente e lírico. Ou seja, no início Abraham era um pintor figurativo.

Em 1948 retornou ao Brasil, se instalando no Rio de Janeiro. Passou a conviver com muitos artistas, e logo recebeu o convite do artista e amigo Almir Mavignier para visitar o Hospital Psiquiátrico Pedro II, coordenado pela Dra. Nise da Silveira. Após se impressionar com a densidade de várias obras de arte feitas pelos pacientes esquizofrênicos da Dra. Nise, passou a questionar a necessidade de formação acadêmica em artes. Como resultado, decidiu deixar para trás tudo o que estudou sobre artes e começar do zero.

E assim, Palatnik abandonou temporariamente os pincéis e voltou-se para o estudo do cinetismo nas artes. Criava-se ali outro rumo para o amadurecimento e compreensão das diferentes práticas que constituíram a arte moderna brasileira. 

Aparelhos Cinecromáticos

Em torno de 1949, iniciou estudos sobre luz e movimento. Graças a isso, ele criou os Aparelhos Cinecromáticos, exibidos em 1951, na 1ª Bienal Internacional de São Paulo. Com eles, recebeu menção honrosa do júri internacional. Basicamente, esses aparelhos eram caixas de telas com lâmpadas que se movimentam por mecanismos acionados por motores.

Aparelho cinecromático 2se-18, 1955 / 2004

Objetos Cinéticos

Em 1964 Abraham Palatnik deu início aos Objetos cinéticos, formados por hastes ou fios metálicos, com placas de madeira com formas de figuras geométricas nas suas extremidades. E essas figuras se movimentavam de maneira lenta, acionados por motores e, em alguns casos, por eletroímãs. Enquanto nos aparelhos cinecromáticos a parte eletromecânica não ficava aparente ao espectador, nos Cinéticos parte dessa estrutura era visível.

Objeto cinético ck-8 , 1966 / 2005

Uma curiosidade sobre os Objetos Cinéticos de Palatnik é que se assemelhavam aos móbiles do escultor norte-americano Alexander Calder. No entanto, diferenciam-se deles por se moverem com regularidade mecânica dentro da dinâmica planejada.

Pode-se dizer que o rigor matemático era uma constante no trabalho do artista, atuando como importante recurso de ordenação do espaço. Com os Aparelhos Cinecromáticos e os Objetos Cinéticos, Palatnik se consolidou internacionalmente como um dos pioneiros da arte cinética.

Produção de peças em resina de poliéster

Na década de 60 começou a produzir esculturas e objetos de design deste material em larga escala. Com seu irmão inaugurou a Silon, produzindo também esculturas de animais.

Abraham Palatnik como Inventor

Sem dúvida, ele ficou famoso por conta de suas obras de arte. Mas saiba que além de artista, ele também foi um inventor. Palatnik mesclava artesanato com tecnologia. Ciência com subjetividade. Aliás, se pararmos para pensar foi por conta do seu lado inventor que ele se revelou um grande artista.

Com seu irmão, Abraham se aventurou e criou uma fábrica de móveis em 1954, denominada Arte Viva. Lá eles produziram mesas com tampos de vidro pintados pelos artistas. Também produziam poltronas, cadeiras e sofás. Ainda com o irmão, em 1970 inaugurou a Silon, empresa onde criou objetos de design em larga escala, que tinham animais como tema.

Além disso, ao longo dos anos Palatnik sempre arrumava novas áreas para explorar:

  • Chegou a criar alguns jogos de tabuleiro
  • Desenvolveu uma série de máquinas para uso industrial, como a de quebrar coco de babaçu e dispositivos para a alimentação de máquinas produtoras de farinha de peixe;
  • A pedido do amigo e artista Ivan Serpa, desenvolveu uma tela para pintura que permite melhor absorção da tinta, mantendo as cores em sua tonalidade original, evitando rachaduras.

Após o Movimento Cinético

Depois de se envolver com arte cinética e ao mesmo tempo que fabricava móveis com seu irmão, ele se voltou novamente para a pintura. Adotando um estilo bem diferente das suas primeiras pinturas.

Por volta de 1970 Palatnik criou o que chamou de séries de progressões e relevos, feitas em materiais diversos (como madeira, cartão duplex ou acrílico). Que apresentavam efeitos ópticos e cinéticos criados a partir de um meticuloso processo manual. O resultado são composições abstratas marcadas por um padrão rítmico que remete ao movimento de ondas irregulares. Embora a série W tenha incorporado o corte a laser feito por uma empresa especializada, Palatnik continuou construindo e pintando artesanalmente cada peça até o fim de sua vida, a fim de compor os quadros finais.

 

Progressão 171 (1964) e WM-24 (2017)

Conclusão

Com diversas participações em exposições, e muitos trabalhos realizados como artista, inventor e pintor, Abraham Palatnik faleceu em 2020, no Rio de Janeiro.

Vimos que Abraham Palatnik ficou famoso pelas suas obras classificadas como artes cinéticas. E que por conta delas, exerceu grande influência na arte moderna. No entanto, não há como falar nesse artista sem abordar um pouco da sua história e seu trabalho além da arte cinética. De certa forma, seu lado inventor e pintor contribuiu muito para seu papel como artista renomado.

Se você quer vender objetos antigos, a Antigamania Antiguidades compra e vende antiguidades no Rio de Janeiro. Clique no botão abaixo para pedir uma avaliação ou agende uma visita a sua residência.

Para agendar uma avaliação das suas antiguidades, entre em contato pelo whatsapp ou telefone.

error: Content is protected !!